SOBRE FLORES: MIOSÓTIS OU "NÃO ME ESQUEÇAS"!!!

Oi Gentemmm...
Quem me conhece sabe que eu sou uma apaixonada por flores, de todas as cores, de todas as espécies e fiquei encantada quando vi uma foto de mesa para um chá da tarde decorada com a linda e delicada Miosótis, mais conhecida como "Não Te Esqueças de Mim" ou "Não Me Esqueças" em várias línguas. 
E eu, que sou uma criatura bem curiosa, fui procurar saber mais sobre aquela florzinha azul com centro branco e amarelo. Não sabia nem o nome e agora já sei quase tudo, rsrsrs.
A mesa que vi no Pinterest foi essa:
A flor Miosótis, que também é conhecida como Verônica, significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro e pode apresentar mais de 50 variedades. Existem várias lendas sobre o Miosótis:
-  Numa antiga e romântica lenda alemã, conta-se que esse nome está relacionado à última frase de um cavaleiro que, tentando alcançar uma flor para oferecer à sua companheira, por conta do peso da armadura caiu em um rio e se afogou. 

- Uma outra lenda, conta que o nome teria sido dado por Adão, ainda no Éden, que ao nomear as flores do jardim esquecera desta e, mais tarde, ao constatar que essa planta havia sido esquecida, deu-lhe então o nome de Miosótis como forma de compensação por seu esquecimento.

- Uma terceira lenda, cristã e popular, diz que as flores dessa planta teriam ficado da cor azul quando a Virgem Maria lhes derramou lágrimas por cima.

A flor Miosótis foi utilizada como emblema secreto da Maçonaria, para que os maçons pudessem se identificar durante as perseguições às lojas maçônicas na Alemanha. É uma história bem bacana e pode ser conferida Aqui.
O Miosótis é uma planta herbácea, vivaz, embora pertença a um vasto grupo de anuais, bienais e vivazes de curta duração. Esta espécie é cultivada como anual, pelas suas inúmeras e delicadas flores e folhas aveludadas.
Planta de porte pequeno, com cerca de 20-30 cm de altura, com caules muito ramificados de cor verde claro a azulado. Apresenta folhas e delicadas.
Aquilo que pensamos ser as flores do Miosótis, na verdade são inflorescências terminais que se assemelham a espigas, com formações de flores muito curtas, pequenas, brilhantes, com 5 pétalas e com o centro branco. Podem ser encontradas nas cores azul, branca e rosa.
Originária da Rússia o Miosótis adapta-se muito bem nas regiões de baixa temperatura e é encontrada naturalmente em locais de grande altitude. Está espalhada por todos os continentes e pode ser encontrada inclusive na África, nos Andes e na região Sul do Brasil.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. (Fonte: https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/miosotis/)
Eu já estou aqui querendo um jardim repleto de Miosótis, mas se eu conseguir plantar em um vaso já vai me alegrar, e muito, rsrsrs
Beijinhos floridos para todos!!!

Comentários

  1. Estou lendo um livro chamado
    UM romance dos tempos da peste. De Geraldine Brooks. Na página 44 fala de flores num jardim. Não me esqueças, consólidas e malvas. Fui pesquisar sobre a primeira e encontrei vc. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. No romance Outlander, A Viajante do Tempo - de Diana Gabaldon, essas flores tem um destaque especial
    Claire as encontra em meio ao portal das pedras .

    ResponderExcluir
  3. As flores preferidas da princesa Diana. ♥️

    ResponderExcluir
  4. No livro do senhor dos anéis essa flor é citada, sempre achei elas muito lindas! São minhas favoritas até porque amo azul, adorei ler mais sobre 💙

    ResponderExcluir
  5. As sementes germinam muito facilmente,

    ResponderExcluir
  6. Realmente são de uma beleza singela, simplesmente linda..vou tentar encontrar nas floriculturas da minha cidade.....obrigada por ter feito esta página, assim fiquei conhecendo esta maravilha....❤️🙏👍🎵🎵🎵❤️🎵❤️🎵

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BODAS DE TURQUESA: 18 ANOS DE CASADOS!!!

VOCÊ SABIA???

19 ANOS- BODAS DE ÁGUA MARINHA!!!

AMIZADE NÃO TEM PREÇO, MAS TEM VALORES!!!

SOBRE TER SEIOS PEQUENOS...!!!