DOMINGO DE RAMOS!!!


Oi Gentemmm...
Tudo bem por aí???
Todos bem e se cuidando???

Pergunto sempre isso para lembrar que é preciso continuar se cuidando, mesmo depois de tomar a vacina, é preciso usar máscara, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos... sempre!!! Vamos vencer esta doença, com inteligência e saúde mental!

Para as famílias católicas, hoje, 28 de março, é o quinto domingo da Quaresma: Domingo de Ramos!
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, ápice da religião, com a paixão e ressurreição de Cristo,  é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, A benção dos ramos e as procissões são realizadas pelas ruas de muitas cidades, com exceção de 2020 e 2021, por causa da pandemia.
O Domingo de Ramos remete ao episódio da bíblia que conta quando o povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmas. A procissão de ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza na terra.
Ramos: o significado e a tradição
Os ramos de oliveira eram comuns daquela região onde Jesus estava e nos relata o evangelista Lucas que: “enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho” (Lucas 19, 36), cortavam também ramos de árvores e iam estendendo pelo caminho.
Hoje, os ramos verdes são abençoados e, dessa forma, podem nos servir de remédio, proteção, mas, sobretudo, como memória do compromisso de seguidor de Cristo que assumo.
Está no costume da Igreja usar dos ramos abençoados neste dia para que, depois de secos, sejam queimados e usados na quarta-feira de cinzas. Muitos de nossos avós tinham também a tradição de queimá-los quando chegava o tempo de colheita, quando se aproximava uma tempestade ou ainda queimavam em torno de casa ou do local de trabalho para livrar de pestes e bichos peçonhentos. Nesses gestos todos, está a fé de que a bênção de Deus está presente nos ramos e é Ele o Senhor do tempo e da história.
A tradição é importante e pode continuar a ser seguida, apesar de não ser uma obrigatoriedade. Mas, o que mais importa é que, assim como os filhos dos Hebreus com ramos de oliveiras correram ao encontro de Jesus, somos também nós seus discípulos convidados a direcionar nossos passos e ações para Ele e, desse modo, sermos participantes do Mistério Pascal.

Eis aqui uma ramo de oliveira, que é considerado um símbolo da Paz:

Neste ano as celebrações dessa Semana Santa serão diferentes (assim como no ano passado), mas recebemos um infográfico muito bacana de como celebrar em casa:

Hoje pudemos assistir a missa de modo virtual e já colocamos os nossos ramos no portão, tudo se adapta, até as nossas manifestações de Fé.

Um abençoado Domingo para todos vocês!!!

(Fonte: Graciosa Página, Vida de Cristo)

Comentários

  1. Oi jane,
    Achei mega interessante o quadrinho com os simbolismos da Páscoa de acordo com os dias. Vai ser nossa segunda Páscoa trancados na pandemia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tive até remorso, Jane por não saber nada sobre o Domingo de Ramos.
    Minha tia querida (Maísa) era muito católica e comemorava todas essas celebrações.
    Nos incentiva a fazer mas nunca nos obrigou.
    Se pudesse voltar no tempo, faria tudo, tudo, para participar junto com ela, mesmo sendo descrente.

    Já anotei a indicação da Série que vc citou.
    Bjs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BODAS DE TURQUESA: 18 ANOS DE CASADOS!!!

VOCÊ SABIA???

19 ANOS- BODAS DE ÁGUA MARINHA!!!

AMIZADE NÃO TEM PREÇO, MAS TEM VALORES!!!

SOBRE TER SEIOS PEQUENOS...!!!