DELÍCIA JUNINA: CANJICA!!!


Oi Gentemmm...
Mais alguém fã de Festa Junina por aí???
Eu sou, eu amo Festa Junina e estou mega chateada pois, devido a pandemia, não vamos ter as nossas tradicionais festas por aqui, tanto nas Igrejas como nas Escolas... estou aqui planejando fazer uma só com a nossa Família, vai ter bandeirinhas, comidinhas e bebidinhas típicas e tudo mais... olha que sou capaz até de fazer uma fogueirinha, rsrsrs
Agora vamos falar sobre as delícias das Festas Juninas, começando pela Canjica.... ai que delícia!!!
Lembro de quando minha mãe fazia canjica para a nossa Família, não era nada incrementada como vemos hoje, mas era uma delícia!!!
Depois de adulta, quando tive meus filhos, minha mãezinha sempre estava comigo para me ajudar nos primeiros dias e lá vinha ela com uma caneca cheia de canjica, que era para ajudar a "descer o leite". Eu amava. é claro... então, toda vez que como canjica eu lembro da minha mãe e de todo seu cuidado comigo!!!
Aqui em casa todos gostam e na mesa da minha cozinha tem uma vasilha grande com canjica quentinha, estão servidos???

Junho Festeiro🔥
Quitutes das festas juninas:
CANJICA
Canjica é um prato tradicional, indispensável nas Festas Juninas.
A origem da receita de canjica
Sua origem é um mistério. Não se sabe ao certo como chegou ao Brasil. Não temos informações confirmadas se o prato é originário da África, Ásia ou da culinária brasileira.
Algumas pessoas afirmam que é de origem nacional, trazida pelos índios Tupinambás. Tribo que habitava o litoral brasileiro na época da chegada dos portugueses ao Brasil.
Para outras, sua origem é africana. Outras pessoas creem que é de origem indiana. Onde em sua adaptação da receita, o brasileiro teria adicionado leite, que seria água em sua receita original.
Algumas informações se diferem acerca de como surgiu a canjica. Mas sem dúvidas é considerado prato típico e “bem abrasileirado”.
O que significa canjica
“kanzika” significa “papa grossa de milho cozido”.
Existem muitas variações na receita de canjica.
Eis uma delas:
Ingredientes
500g de milho para canjica
cravo e canela em pau a gosto
1/2 xícara de chá de açúcar
1l de leite
1 leite condensado
500 ml de leite de coco
Modo de Preparo
Deixe a canjica de molho por 4 horas
Depois desse tempo, escorra a água e coloque a canjica numa panela de pressão, cubra totalmente com água (4 dedos acima da canjica)
Adicione o cravo, a canela em pau, o açúcar
Leve ao fogo médio e deixe por 30 minutos após pegar pressão
Apague o fogo, retire a pressão, adicione o leite, o leite condensado, o leite de coco.
Ferva e em fogo baixo até reduzir o líquido pela metade e a canjica ficar cremosa (+/- 10 minutos), apague o fogo e sirva!
Hummmm, delícia!!!
Beijosss e continuem se cuidando!!!

Comentários

  1. OI Jane,
    Adoro festas juninas e estou sentindofalta. Adoro canjica. Que coisa boa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aqui, esse prato de sua foto, se chama Munguzá.
    E eu gosto demais.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Jane, o problema aqui são os copos de liquidificadores.
    Quebram, racham e fica o motor esperando achar um novo copo.
    Comprei agora o mais barato que encontrei.
    Até quebrarem.
    Bjs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BODAS DE TURQUESA: 18 ANOS DE CASADOS!!!

VOCÊ SABIA???

19 ANOS- BODAS DE ÁGUA MARINHA!!!

AMIZADE NÃO TEM PREÇO, MAS TEM VALORES!!!

SOBRE TER SEIOS PEQUENOS...!!!