VITAMINA D PODE REDUZIR RISCOS DO COVID19!!!

Oi Gentemmm...
Tudo bem aí com vocês???
Aqui em casa tudo bem, fazendo sempre algo diferente todos os dias e principalmente cuidando da alimentação como eu já fazia antes, mas agora em tempos de corona vírus (ou Covid19) esta atenção foi redobrada, sou agora a "louca" dos nutrientes e vitaminas, rsrsrs
Quando li uma reportagem nas redes sociais sobre um estudo de cientistas da Universidade de Turim (Itália) sobre a vitamina D ser uma grande aliada do combate  à pandemia do corona vírus eu já mesmo fui ler um pouco mais e me informar de todos os alimentos que contêm essa vitamina.
A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.
Para o estudo, a vitamina D não é uma cura, mas sim uma ferramenta capaz de reduzir os fatores de risco da doença. A pesquisa apontou que a maioria dos pacientes hospitalizados por Covid19 apresentaram falta de vitamina D, especialmente os idosos.
A compensação para essa deficiência de vitamina pode ser alcançada principalmente expondo-se à luz do sol, tanto quanto for possível, comendo alimentos ricos em vitamina D e, sob supervisão médica, tomando medicamentos específicos.
Vou começar pelos alimentos então...
Quais alimentos são ricos em vitamina D??? Aqui estão... mas andei pesquisando um pouco mais e os mariscos e óleo de fígado de bacalhau também são... este último eu tomei quando era criança e agora sei o porquê, rsrsrs . A maioria dos alimentos abaixo já são de consumo de uma boa parte da população e o mais bacana: não são caros ou difíceis de achar.
(Imagem: Pinterest)

E o sol??? É recomendado tomar sol de 15 a 20 minutos diários, antes das 10 e depois das 16 horas, 3 vezes na semana, porém sem a aplicação do protetor solar para a efetiva produção de vitamina D no organismo. Não adianta receber os raios solares através de uma janela de vidro, tem que ir lá fora, na varanda, no quintal e nem precisa colocar biquíni ou sunga.... é também um bom momento para respirar e meditar!!!

E os suplementos???
A suplementação deve fazer parte da rotina de pessoas que tenham deficiência de vitamina D e, por algum motivo, não consigam ou não possam tomar sol, por exemplo, devido a um histórico de câncer de pele, ou estejam propensas a terem fraturas e doenças ósseas. Também pode ser uma necessidade para pessoas obesas, pois a vitamina D acaba sequestrada pela gordura e para idosos, que perdem a capacidade de sintetizá-la à medida que a pele envelhece e afina.
(Imagem: pinkomelet/Getty Images)

Na pesquisa citada acima,os autores sugerem aos médicos que, junto as medidas gerais de prevenção, "garantam níveis adequados de vitamina D na população, mas sobretudo naqueles já infectados, em seus familiares, nos profissionais de saúde, em idosos frágeis, em pessoas em residencias assistenciais, de quarentena e em todos aqueles que, por várias razões, não se expõem adequadamente à luz do sol".

Como a própria pesquisa diz: não é a cura, mas pode ajudar... eu acredito e já estamos aqui fazendo a nossa parte e compartilhando com vocês!!!
Beijosss e um ótimo domingo!!!

(Fontes de pesquisa: Revista Exame, site Viva Bem, site do Hospital Sírio-Libanês)

Comentários

  1. Se Vitamina D tivesse alguma influência o Covid19 correria de mim.
    Não li trabalho sobre isso.
    Pouco se sabe desse inimigo oculto.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Oi Jane,
    Eu tomo sol 3 vezes por semana, antes das 10 horas. Por causa do anastrosol, um remédio para câncer que tomei durante 5 anos, tive osteoporose. Faço tratamento com medicamentos e sol. Sì da osteoporos e fui para osteopenia, que é menos grave. Minha médica espera que eu elimine até a osteopenia. Estou com a vitamina D em dia.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BODAS DE TURQUESA: 18 ANOS DE CASADOS!!!

VOCÊ SABIA???

19 ANOS- BODAS DE ÁGUA MARINHA!!!

AMIZADE NÃO TEM PREÇO, MAS TEM VALORES!!!

SOBRE TER SEIOS PEQUENOS...!!!