PARA FICARMOS BEM!!!

Oi Gentemmm...
Todo mundo em casa???
Por aqui estamos recolhidos desde sexta-feira, só dei uma saidinha de 20 minutos ontem para buscar frutas e verduras que havia encomendado. 
Este isolamento ou "afastamento social" será essencial para que não tenhamos um colapso na saúde do nosso país, então devemos ficar quietinhos dentro de casa, fazendo a nossa parte.
Eu sei que não será tão fácil assim... famílias com crianças pequenas, com idosos que não conseguem ficar dentro de casa, pessoas ansiosas, agitadas, adoentadas... mas temos que ser positivos, temos que ser resilientes!!!
Eu já sou uma pessoa positiva por natureza e agora penso que a nossa saúde física e principalmente a mental tem que estar em perfeita sintonia, se não vamos pirar.
Escrevi um texto no Facebook e trago aqui para vocês (de forma estendida, ilustrada e comentada). São dicas para enfrentar esse momento de crise e acredito que tudo que pudermos compartilhar, de bom, de positivo, será bem-vindo.

Está em casa?

Então TIRE O PIJAMA.

(ficar de pijama o dia inteiro dá vontade de não fazer nada, de ficar na cama e isso incentiva a inércia e pode levar até a depressão!)

Ao acordar tome um banho, se for o seu costume.
(tomar um banho gostoso ao acordar é bom para se animar e se sentir revigorada!)

 Tome um café calmamente.
(senta, tome seu café da manhã calmamente, converse com a(s) pessoa(s) ao seu lado, pode até fazer planos individuais ou coletivos neste momento, respire, você está começando seu dia!) 

Tire seu pijama e coloque uma roupa confortável, mas que você usaria no seu dia a dia.
(se estiver ainda de pijama troque por uma roupa confortável, que você usaria se fosse sair para algum lugar, caso se sinta à vontade  fotografe seu look, faça combinações bacanas que talvez você não usaria, use sua criatividade, seu bom humor!)

Se for mulher faça uma maquiagem básica.
(me desculpem os homens, mas essa é uma condição feminina, eu sei que tem homens que gostam de se maquiar, até de barba, coisa que eu acho ridículo- vejam bem, minha opinião.
Não deixe de passar um creme no rosto, um batom, rímel, uma colônia, fique bonita, fique bem!)


Agende algo diferente para fazer no seu dia, escreva essa(s) atividade(s) em um pedaço de papel e procure cumprir.
(se estiver trabalhando em casa agende as tarefas para aquele dia, se não estiver anote atividades que podem ser feitas na casa... não precisa fazer muiiitas coisas, escolha uma ou duas, por exemplo, arrumar o jardim, organizar gavetas, arrumar a caixa de bijuterias, e cumpra essas tarefas, o nosso cérebro vai computar como atividades realizadas com sucesso e liberar endorfina, aumentando a sensação de bem-estar, de dever cumprido!)
* Eu estou me programando para fazer pequenas coisas diferentes todos os dias e estou conseguindo cumprir, é realmente muito boa a sensação!!!

Faça um alongamento ou exercícios físicos na sala da sua casa.
(é muito importante se mexer, se alongar, ficaremos muito tempo sentados ou até mesmo deitados e o corpo vai sofrer com isso... meus professores de Ginástica Funcional e Pilates estão postando vídeos no whatsapp e eu mais filha linda estamos tentando fazer tudinho, mas é preciso prudência para não se lesionar ao fazer algo sem o acompanhamento de um profissional, como Professora de Educação Física aconselho assistir vídeos no Youtube de alongamentos, que não têm impacto e são fáceis de executar)

Se alimente bem, sem exageros. Anote o que você está comendo. Teste uma receita nova.
(beba bastante água, coma alimentos saudáveis, vá para a cozinha e teste receitas fáceis, difíceis, novas, mas sem desperdício, peça ajuda para os filhos, para o marido,para os irmãos, arrume uma mesa bonita, use os pratos e taças que você coloca somente para as visitas, faça do momento da alimentação um dos melhores do seu dia!!!)

Abra todas as janelas e deixe o ar entrar por 30 minutos.
(o ar puro e a luz do sol precisam entrar dentro da casa, é necessário deixar o ar circular, a recomendação é abrir todas as janelas no momento em que o sol estiver mais forte, das 12:00/14:00h)

Faça uma oração agradecendo pela sua vida e daqueles que estão ao seu redor, mesmo que não seja uma pessoa religiosa.
(escolha um momento e um local da casa e faça uma oração, agradeça a sua saúde e das pessoas que ama, peça proteção para todos ao redor do mundo, pense positivo, não faça julgamentos... neste momento em que estamos vivendo a oração é muito importante, seja ela como for, uma oração do Pai Nosso ou uma conversa particular com o que você acredita de bom e positivo!)


Ligue para as pessoas mais idosas da Família.
(meu pai mora em uma cidade a 360km de onde eu moro, imaginem a minha angústia pois ele é uma pessoa bem teimosa e independente, rsrsrs... preciso ligar pra ele todos os dias para falar que é sério o que estamos passando, para não sair de casa, e para ouvir a voz dele também, é importante fazer e manter esse contato)

Assista um filme com mensagem positiva.
(é importante assistir filmes e séries com mensagens legais pois de notícias ruins já estamos cheios... quanto menos a gente assistir vídeos propagando o terror melhor também, já sabemos o que temos que fazer, é importante não disseminar fake news e evitar repassar mensagens em excesso... na Netflix tem vários filmes legais, com roteiros inteligentes e que não abordam catástrofes e terror, depois vou fazer uma lista deles)

Medite. Respire fundo. Tome um banho e só depois dele COLOQUE SEU PIJAMA.
(mais um dia acabou, amanhã começa tudo de novo, o importante é mentalizar somente coisas boas, antes de se deitar dê uma volta pela sua casa e agradeça por ter um lar, por ter um lugar para ficar!)

Durma bem, sabendo que sua parte foi feita para o controle dessa pandemia e para sua saúde física e mental. Muita luz e positividade para todos!!!😘🙏🌷 (Jane Quintela de Carvalho)

Queridos(as), se tiverem mais dicas podem postar nos comentários, trocar ideias bacanas sobre o enfrentamento dessa crise será muito importante!!!
Beijosss!!!


(Imagens: Pinterest)

Comentários

  1. A Quarentena só não é melhor por conta desse calor desgraçado que tem aqui.
    Mas, vou administrando como posso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jane, eu faço (quase) isso tudo. E o meu dia passa voando. Fique bem. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Jane,
    Tenho acordado e me maquiado,pois não dá para ficar com look de mendiga o dia todo. ando meio atrapalhada na rotina, mas vou ter que planejar melhor e montei uma mini academia em casa. Não vejo a hora que este isolamento acabe.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BODAS DE TURQUESA: 18 ANOS DE CASADOS!!!

VOCÊ SABIA???

DESEJO!!!

EM CASA!!!

REFLEXÃO: VIDA MODERNA!!!